sexta-feira, 17 de junho de 2011

3. A Herança

Ao longo do tempo, a pesquisa de Fechner e as suas ideias foram fonte de inspiração para muitos investigadores de várias áreas. A sua descoberta no campo de medição das percepções foi desenvolvida e aperfeiçoada por outros cientistas modernos sendo, hoje em dia, perfeitamente aplicável em várias áreas científicas:
3.1. Psicanálise
Fechner realizou estudos sobre o inconsciente e, embora aceitasse a noção de limiar, foi a sua analogia entre a mente e o iceberg que provocou maior impacto em Sigmund Freud. Fechner afirmava que grande parte da mente situa se sob superfície e é influenciada por forças não-observáveis, tal como, a maior porção de um iceberg. Nas cartas que escreveu a um amigo da juventude, Freud contava que, no fim da sua adolecência e já por volta dos 20 anos, gostava de ler as obras satíricas de um tal de Dr. Mises. (Boehlich, 1990)
Nos seus textos A Interpretação dos Sonhos (1900), Conferências de introdução à psicanálise (1916-17), Além do princípio do prazer (1920) e O problema económico do masoquismo (1924), Freud fez varias referências à obra Elemente der Psychophysik, usando-a como fonte para a elaboração de alguns dos seus conceitos, tais como, o princípio de prazer, o da energia psíquica ou o da agressão.
Bernd Nitzschke reafirma esta influência e Ellenberger conclui que uma grande parte da estrutura teórica da psicanálise não viria a existir se não fossem as especulações do grande Fechner.
3.2. Desenvolvimento Posterior da Fórmula
Embora a fórmula de Fechner possa ser considerada correcta, ao longo do tempo mostrou ser inflexível. Nos anos 50 do século passado S. Stevens pensou na possibilidade de uma escala interior de medição mais como uma função de potência do que como um logaritmo. Stevens desenvolveu a fórmula de Fechner introduzindo mais um parâmetro, relacionando directamente entre si, o sensorial (a resposta) e o físico (o estímulo), que são registados em simultâneo no seu método, introduzindo assim, a função da potência.
Uma vez enriquecida com o desenvolvimento de Stevens, a psicofísica tornou-se útil para descrever os resultados das experiências que se referem à ligação existente entre intensidade do estímulo e a resposta objectiva.
Como já foi referido, tanto Fechner como Weber focaram os seus objectivos em encontrar um algoritmo matemático para descrever como a continuidade das sensações (ex.:o volume do som ou a duração) é representada dentro da mente.
Neste contexto, também foi relevante o contributo de Shepard que introduziu o escalonamento multidimensional como um meio de estimar, a priori, a organização geométrica da continuidade das percepções. Stevens e Shepard mostraram através do seu trabalho que, mesmo parâmetros mais abstractos, incluindo o sentido de identificar os números, seguem a mesma linha da Lei de Weber-Fechner.
Mas, ainda assim, as análises brilhantes com sólida fundação matemática, não foram suficientes para resolver, por completo, o debate em torno da fórmula Weber–Fechner–Stevens. (Stanislas Dehaene, 2003)
3.3. Neuropsicologia
As experiências dos fisiologistas com macacos permitiram encontrar neurónios no córtex frontal e no sulco intra parietal que respondem a números, note-se que estas respostas neuronais seguem os mesmos princípios da Lei de Weber–Fechner. Os resultados das pesquisas de Nieder e de Miller confirmam as hipóteses que Fechner propôs 130 anos antes quando não existiam os meios técnicos de hoje. Assim sendo, optou por demonstrar a sua ideia através da experiência e da matemática, demonstração que actualmente é reforçada com as experiências neurológicas realizadas directamente sobre o cérebro . (Nieder & Miller, 2003)
3.4. Outras Aplicações da Lei de Fechner
A lei de Weber - Fechner é útil hoje em dia em vários domínios ligados à relação que existe entre estímulo e percepção sensorial, tais como: o princípio da resposta logarítmica do sistema vivo a um estímulo, a regulação do Diagnóstico, estudos de psicofísica visual e nos estudos dos vários sentidos, especialmente no sistema auditivo.

1 comentário:

  1. Gostei muito . Percebe-se a influência dele para a teoria psicanalítica de Sigmund Freud.
    Que muitos desconhecem

    ResponderEliminar